Grupo Educacional Fupac/Unipac

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Centro Universitário Presidente Antônio Carlos /UNIPAC constituiu e regulamentou sua Comissão Própria de Avaliação, doravante denominada (CPA), através da Resolução CONSUN sob nº 001/2011, datada de 08 de fevereiro de 2011. A CPA possui seu próprio Regulamento no qual define suas competências, finalidades, forma de organização e atuação.

A Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos é um órgão autônomo e possui representação dos diversos segmentos da Universidade e conta também com a representação da sociedade civil, conforme diretrizes emanadas do Ministério da Educação, através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a saber:

  1. I. constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
  2. II. atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

O processo de autoavaliação sempre fez parte da estrutura organizacional do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Alicerçada nas diretrizes do SINAES, a autoavaliação no Centro Universitário Presidente Antônio Carlos /UNIPAC tem como objetivo melhorar a qualidade da educação ofertada, orientar a expansão da instituição, através de um olhar atento às demandas de toda a comunidade interna que passa a ter vez e voz nos processos institucionais. A autoavaliação possibilita à Instituição maiores conhecimentos sobre si mesma, discutir e redimensionar atividades/programas/projetos, identificar causas de problemas e possíveis deficiências, ter elementos plausíveis de questões de ordens pedagógicas, administrativas e sociais (haja visto a possibilidade de interlocução com diversos atores institucionais), analisar a efetiva vinculação da IES com a sociedade e demonstrar sua relevância científica e social.

A autoavaliação é também um instrumento de prestação de contas para a comunidade interna e externa que participa ativamente dos ciclos avaliativos, além de ser um importante documento norteador nos processos de avaliação externa, por parte do Ministério da Educação.

  • Ouvir e dar voz aos segmentos que compõem o Centro Universitário Presidente Antônio Carlos/UNIPAC, buscando democratizar a participação dos diversos grupos;
  • Conhecer os processos educacionais desenvolvidos na Instituição, bem como seus reflexos no ensino, na pesquisa e na extensão;
  • Verificar as necessidades de adequações nas ações desenvolvidas pela IES, objetivando (re)estabelecer compromissos com a comunidade acadêmica e com a sociedade;
  • Conhecer, propor e implementar mudanças na prática acadêmica e na gestão da Instituição, para a formulação de projetos pedagógicos e institucionais, socialmente legitimados e relevantes;
  • Subsidiar ações para o aprimoramento do ensino, para melhor qualificar e intensificar a pesquisa e a extensão, agilizar e racionalizar a gestão, bem como torná-la cada vez mais sintonizada com as necessidades da prática acadêmica.

A Comissão Própria de Avaliação da FUPAC/UNIPAC, tem sua ação pautada nas dimensões formalizadas pela Lei nº 10.861/04, art.3º que instituiu o SINAE, a saber:

  1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
  2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
  3. A responsabilidade social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
  4. A comunicação com a sociedade;
  5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
  6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
  7. Infra estrutura física, especialmente a de ensino e pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
  8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da Autoavaliação Institucional;
  9. Políticas de atendimento a estudantes e egressos;
  10. Sustentabilidade financeira.

COMPOSIÇÃO ATUAL

Funções

Membros

Cargo institucional

Representante do Corpo Docente

Coordenador

Sebastião Nelson Xavier

Professor

Representante do Corpo Docente

Vice-coordenador

Vitor da Costa Resende Júnior

Professor

Representante do Corpo Discente

Yasmin de Castro Calisto

Mayaara Julio da Rocha

Aluna do Curso de Administração

Aluna do Curso de Pedagogia

Representante do Corpo Técnico Administrativo

Ana Carla Silva Flores

Wilsney Oliveira Maciel

Auxiliar Administrativo

Auxiliar Administrativo

Representante da Sociedade Civil Organizada

Nadir Aparecida de Castro

Gustavo Lima da Silva

Conselho Paroquial

Representante da Associação de Bairros

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