O Curso
O curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena é considerado o melhor das regiões do Campo das Vertentes e da Zona da Mata, de acordo com o Ranking de Universidades Folha (RUF), elaborado pelo Jornal Folha de São Paulo. O curso possui laboratórios, corpo docente titulado e especializado, além de projetos de pesquisa e produtos reconhecidos em todo o país. Desde 1999, o curso formou diversos profissionais que se transformaram em referências no país e no mundo.
O curso tem como objetivo oferecer formação conceitual e humanística, proporcionando um olhar crítico sobre o papel da comunicação na sociedade. Durante o curso, existem oportunidades de estágio em empresas de Barbacena e região. A Agência Experimental e o Labcom (Laboratório de Comunicação) oferecem aos alunos a oportunidade prática na elaboração de campanhas e peças publicitárias, tendo atendido a clientes como Grupo Stellantis, ADAMS, Artsana (Itália), UNICEF Brasil e outros.
Ao longo do curso, os alunos podem participar de concursos criativos no Brasil e no mundo. Os alunos já foram finalistas e conquistaram os Prêmios Lusófonos da Criatividade (Lisbon Awards Group), Expocom Sudeste (Intercom), Expocom Nacional (Intercom), e José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia (ALCAR). Anualmente, os estudantes também têm a oportunidade de participar de congressos da área, como o Intercom, e do Effie College Brasil.
No tripé do Ensino Superior, além do ensino, o curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena executa de forma plena a pesquisa e a extensão. Na área da pesquisa, além de projetos de Iniciação Científica e Grupos de Pesquisa, os alunos são incentivados a participar dos principais congressos da área da Comunicação, como o Intercom, ALCAR e CONCIEN. Na extensão, trabalhos multidisciplinares são executados, com o intuito de levar a produção do curso para além dos muros da instituição.
Leia todas as notícias publicadas no site do UNIPAC sobre o curso de Publicidade e Propaganda
Confira a produção científica do curso nas bases da Intercom
Leia os últimos livros produzidos no curso:
– New Communication Approaches For a World In Technological Transition (livro do CONCIEN 2022)
– TikTok e Comunicação Científica –



MERCADO DE TRABALHO
O publicitário poderá atuar em agências de publicidade, produtoras gráficas, de audiovisual e de web, estúdio de fotografia, comunicação empresarial, comunicação política, produção cultural e de eventos.
Sobre o curso
8 períodos (4 anos) - Bacharelado
Noturno/presencial
ALEXANDRE AUGUSTO DA COSTA | MESTRE |
FELIPE ALVIM QUINET DE ANDRADE | MESTRE |
GISLENE CUSIN | MESTRE |
HELEN CAROLINE DE OLIVEIRA | ESPECIALISTA |
HELDER RODRIGUES PEREIRA | DOUTOR |
HENRIQUE MORAES KOPKE | MESTRE |
ISRAEL IASBIK | MESTRE |
IVANA MELHEM DEOUD | DOUTORA |
JOSÉ BONIFÁCIO COUTO DE ANDRADA | ESPECIALISTA |
RICARDO MATOS DE ARAÚJO RIOS | DOUTOR |

Felipe Alvim Quinet de Andrade
Mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Unihorizontes com Especialização em Comunicação Empresarial pela UFJF, MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUC/RS; Gestão de Pequenos Negócios pela Fundação Dom Cabral e MBA em Marketing pela UFJF.
Consultor Empresarial com atuação destacada no Sistema FIEMG e SEBRAE, atendendo a diversas empresas do estado de MG, com projetos reconhecidos e inúmeros resultados alcançados.
CEO da Atitude Empresarial, responsável pela criação e organização de grandes eventos empresariais de Barbacena e região como por exemplo: FEICOB, Buteco na Praça e Happy Hour do Conhecimento.
Atua a cerca de 20 anos no universo empresarial, com diversos trabalhos na área, com enfoque de consultorias, palestras e mentorias.
Leciona no cursos de Graduação do Unipac de Administração e Publicidade e Propaganda, as seguintes disciplinas: , Comportamento do Consumidor, Comunicação, Gestão de Pessoas e Processos
Atua também como Professor de Pós Graduação do UNIPAC, e FEPI ( Itajubá) nas disciplinas de Marketing e Gerenciamento de Stakeholders.
O seu lema é Atitude gera Atitude!